O QUE ESPERAR DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2021?
10/10/2021 - MERCADO IMOBILIÁRIO
Afinal, o que esperar do mercado imobiliário em 2021?
A retomada da economia em 2021 aumenta a expectativa para o crescimento do mercado imobiliário, seus empresários, profissionais e clientes.
Dados positivos para o setor de imóveis também foram divulgados pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). E, conforme o seu presidente, Luiz Antonio França, a melhora deve acompanhar o crescimento da vacinação contra a COVID-19 no país.
Empresas do setor estão animadas e pretendem lançar novos empreendimentos no mercado imobiliário em 2021.
Segundo dados divulgados pela Abrainc, foram pesquisadas 38 maiores empresas do setor, e 97% vão lançar algum empreendimento ainda neste ano. E 87% também preveem um 2021 com aumento nas vendas de imóveis.
Selic ajuda na recuperação do mercado imobiliário em 2021
A baixa histórica na taxa Selic em 2020 também é favorável para a recuperação do mercado de imóveis em 2021.
Emprego e renda influenciam diretamente no setor da construção civil, por exemplo. Dessa forma, com a taxa básica de juros (Selic) tendo chegado a 2% ao ano em 2020, os bons resultados continuam em 2021 no mercado imobiliário.
A taxa básica influencia nos juros do crédito imobiliário, que também fica menor devido à baixa na Selic. Consequentemente, há um aumento na procura por financiamento das vendas de imóveis.
Os bancos têm a tendência de oferecer financiamento imobiliário amplamente, já que esse crédito é considerado seguro para as instituições.
O Banco Central (BACEN) já informou que a taxa básica de juros (SELIC) deve sofrer alteração em 2021, sendo esperado que ela chegue a 3% até dezembro deste ano. Mesmo assim, o bom cenário do setor de imóveis deve continuar.
Imóveis espaçosos estão mais valorizados
Com a pandemia, isolamento social e o crescimento do home office, muitas pessoas sentiram a necessidade de trabalhar em um espaço mais confortável. Dessa forma, cresceu o interesse por imóveis maiores e com possibilidade de fazer escritório e até por condomínios com áreas de lazer.
Se antes o cliente do mercado imobiliário tinha fácil acesso à imobiliária e as visitas a corretores e imóveis, após a pandemia e isolamento social isso mudou. Houve um crescimento nos anúncios de imóveis online, e muitos profissionais tendem a focar mais na internet para divulgar seus serviços, imóveis e captar novos clientes.
Conforme profissionais do setor, a procura por imóveis com jardim cresceu quase 100%, já os com varanda gourmet tiveram um crescimento de mais de 50% em relação a 2019.
Essa tendência deve continuar firme em 2021. Assim, o foco de muitas imobiliárias e profissionais da área deve ser em imóveis residenciais, espaçosos, com varanda gourmet e áreas de lazer.
A construção civil e novos empreendimentos que ainda serão lançados também devem apostar nesse novo comportamento do consumidor.
Crescimento dos anúncios online
Se antes o cliente do mercado imobiliário tinha fácil acesso a imobiliária e as visitas a corretores e imóveis, após a pandemia e isolamento social isso mudou.
Houve um crescimento nos anúncios de imóveis online, e muitos profissionais tendem a focar mais na internet para divulgar seus serviços, imóveis e captar novos clientes.
O uso da tecnologia e aplicativos que facilitam o dia a dia do corretor, por exemplo, também devem crescer.
Aplicativos de mensagens, como WhatsApp, já eram bastante utilizados para contatos comerciais. E a tendência é crescer ainda mais, assim como a melhora no atendimento ao cliente por esse canal.
Uma das tecnologias que ganhou força e deve se manter é a de visitas virtuais, que permite ao cliente visitar imóveis de onde estiver, facilitando o processo de venda e locação e garantindo a segurança e comodidade do profissional e cliente.
Fonte: Ibresp |